Débora Camilo (PSOL) propõe Audiência Pública para falar sobre Dignidade Menstrual
O nosso mandato chamou uma Audiência Pública para falar sobre dignidade Menstrual, na Câmara Municipal de Santos.
As desigualdades entre as pessoas que menstruam se manifestam no acesso aos absorventes. O custo de produtos de higiene menstrual não cabe no cotidiano das famílias pobres e muito menos entre as que estão em extrema pobreza e vulnerabilidade social. Além do direito a condições dignas de vida, a distribuição de absorventes garante que as pessoas que menstruam mantenham suas atividades na escola, no trabalho e no seu cotidiano.
No Brasil, segundo dados da UNICEF e do UNFPA (2021), “713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Isso inclui falta de acesso a absorventes e instalações básicas […], como banheiros e sabonetes. Dessas, quase 200 mil alunas estão privadas de condições mínimas para cuidar da sua menstruação na escola”.
Além do Projeto de Lei n°53/2021 que apresentamos e está em tramitação, na qual prevê a distribuição de absorventes em escolas, policlínicas, unidades de saúde e de assistência do município, chamamos a Audiência Pública para promover uma discussão aprofundada sobre tema.
A Audiência acontecerá no dia 17 de novembro, às 19h, você poderá acompanhar presencialmente, ou pelas redes sociais da Câmara Municipal de Santos.
#DéboraCamilo #DéboraPSOL #DéboraNaCâmara #DignidadeMentrual #PobrezaMenstrual #Absorventes