Débora Camilo Propõe implementação do Currículo Antirracista em em Santos
Sabemos que ainda há diversos entraves e dificuldades para implementação da Lei 11645/08 que torna obrigatório o ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira em todas as escolas públicas e particulares do ensino fundamental até o ensino médio.
Por isso propusemos ao Executivo para que estude a possiblidade de adotar em Santos o material semelhante ao “Currículo Antirracista” já adotado em São Paulo.
A Prefeitura de São Paulo elaborou o documento “Orientações Pedagógicas: povos afro-brasileiros”, que complementa uma coleção maior, que também trata dos povos indígenas e dos povos migrantes, disponível neste link: https://bit.ly/42tExUF
Essas populações estão no foco dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), que tem por missão fomentar a educação antirracista e não xenofóbica, contribuindo para a valorização da diversidade.
Ao longo do semestre, 29.500 cópias impressas serão enviadas para toda a Rede Municipal de São Paulo.
A elaboração do documento foi feita com a participação de profissionais de diferentes setores da SME, sobretudo, aqueles que atuam nas escolas.
As Orientações Pedagógicas trazem exemplos práticos de como os profissionais de educação podem trabalhar o tema nas unidades escolares.
Documentos como esses podem auxiliar na luta antirracista e no trabalho pedagógico. No fim do ano passado apresentamos um Projeto de Lei que cria o Programa “Por uma infância sem racismo”, que vai de encontro ao que estamos propondo ao executivo.
Vamos continuar na luta contra o racismo e por uma educação pública e de qualidade!
Baixe o arquivo!